quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Transtornos mentais


Bom galera, vou falar sobre um assunto que é bem critico e bem serio.
Transtornos mentais, doenças que podem se manisfestar em qualquer pessoa, e que é muito dificil de ser tratada.
Você provavelmente conhece alguém que tem problemas mentais. Transtornos mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mau uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia, pode afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.

Apesar disso, pessoas com essas condições, muitas vezes atraem medo, hostilidade e desaprovação em vez de compaixão, apoio e compreensão. Tais reações não somente influem para que se sintam isolados e infelizes, como são impedimentos para que busquem ajuda efetiva e tratamento.
O tratamento dessas doenças, pode ser com terapia e atravez de medicamentos (coisa que eu não recomendo) ou da melhor maneira que seria com atenção, compreenção, apoio, a quem passa por isso..
O uso de medicamento, pode levar a dependencia quimica dos mesmos, e efeitos colaterias bem graves..
Vou listar alguns medicamentos:
Cloridratro de certralina: O cloridrato de Sertralina (ou Zoloft) é um medicamento utilizado no tratamento da depressão. O mecanismo de ação é a inibição da recaptação da serotonina.
Paroxetina: Paroxetina ou cloridrato de paroxetina é um potente antidepressivo inibidor seletivo da recaptação da serotonina. Além dos transtornos depressivos a paroxetina tem sido empregada nos distúrbios em que, supostamente, há uma influência serotonérgica como no transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno do pânico.

NUNCA TENTE SE TRATAR DE ALGUM TRANSTORNO SEM O ACOMPANHAMENTO MÉDICO!

Uma pergunta: Você é a favor de tratamento com medicamento, ou acha que existe outras formas? vc é a favor dos manicomios?

Fernanda Signorini

7 comentários:

  1. Bem, acredite ou não, tods nós - sem exeção - somos neuróticos de alguma forma. Ja dizia Freud ha bons anos atras.

    Manicomio pq?
    "Enlouqecer e morrer para o mundo"

    E mto ao contrario de isolar-se no mundo, qlq trastorno deve ser tratado com dignidade e respeito.

    Todos no estamos sujeitos a isso! Ainda mais no mundo de hj...

    Arrasô Nandoca!

    ResponderExcluir
  2. Hei Fernanda, joia!?
    Assunto complicado... sou a favor do tratamento com medicamentos. Nos últimos 50 anos a medicina evoluiu muito e os efeitos colaterais, assim como uma possível dependência, podem ser controlados com facilidade.
    A luta anti-manicomial já levou a instinção de muitos hospícios. O Brasil é pioneiro nesta política e só casos graves são internados, mesmo assim, com o uso de medicamentos podem ser controlados e voltarem a ter uma vida social. Acho que o principal problema das transtornos mentais é o pre-conceito da sociedade.
    bjão.

    ResponderExcluir
  3. Sou contra o tratamento com medicamentos. É claro que a medicina evoluiu, assim como o resto do mundo. Não acho que "ignorando" um mal-estar(afinal, os remédios são feitos para relxar, sedar, dormir... enfim, possuem como característica interromper o funcionamento normal do organismo) seja o modo de se tratar, não no caso de distúrbios psicológicos.
    Falta diálogo. Acho que esse é o maior problema do mundo moderno.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda!!!!! Que assunto complicado. Sou a favor da medicação em alguns casos, mas acho que nem todos precisam ser tratados com medicação não, as vezes tem pessoas que com uma simples terapia, ( principalmente terapia ocupacional)consegue se sentir bem melhor e não fica dependente dessas drogas. Esses medicamentos que vc citou são perigosos, e muita gente não tendo noção disso tomam durante anos.

    Bjm Lindinha....

    ResponderExcluir
  5. Claro josy, eu mesma sei disso, tomei a Paroxetina junto com o Rivotril a quase um ano, e ainda tenho dificuldade de ficar sem eles..
    O tratamento com remedio ajuda e muito, mas ai vem os efeitos e ao mesmo tempo que vc sara um problema vc começa outro que é se livrar dos medicamentos.. Tambem acho que a terapia funcionaria em muitos casos. Obrigada galera pela opinião de vocês!

    ResponderExcluir
  6. oi Fê,o assunto abordado é muito bom.Esse tema tras muita informacão ja que se trata de um assunto serio que as pessoas muitas vezes não tem conhecimento nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Bacana a materia
    passei por aquiii nega, esta
    otimo o seu blog.! beijoss =)
    Anita...

    ResponderExcluir